Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Cebola

Liciane gasparini
Naiara de Bona
Turma: 106

Qual a relação entre a química e as lágrimas que surgem quando cortamos cebolas? A química está envolvida desde o cheiro até a relação que provoca em nossos glóbulos vermelhos, a cebola possui varias substancia químicas que estimulam nosso olfatos, paladar e infelizmente nossos olhos.
A cebolas contêm um composto chamados trans–(+)–S-(1propenil)-L-cisteina sulfóxido, uma molécula que é inodora> quando cortamos o condimento, produzimos ruptura celulares que permitem a uma enzima chamada alinase entrar em contato com a molécula anterior.Esta interação piruvato, amoníaco e syn-propanotial-S-óxido.é esta última que, em contato com os olhos e a água, produz irritação ocular. Os olhos se protegem então, estimulado as glândulas lacrimais e derramando lagrima que lavam o olho, como se fosse um colírio natural. Assim para evitar o famoso choro da cebola basta lavá-la bem. Com isto estamos dissolvendo o propanotial antes que ele chegue nos olhos.
A cebola tem o óleo que evaporava quando ela é cortada ou descascada. O vapor do óleo afeta os nervos do nariz que estão ligadas aos olhos. Por isso eles lacrimejam.

Bibliografia:
www.brasilescola.com/quimica/curiosidade-quimica.htm

Um comentário:

  1. ah gostei, eu sabia qe a gente chorava, mas não sabia o motivo :D



    Camila Fantin
    Turma: 106

    ResponderExcluir