Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Coca-Cola desentope pias?

Antonio Luis Bernardi
Maiara Perini
Turma: 104

É bastante comum ouvirmos pessoas falando que usaram Coca-Cola para desentupir os ralos de pias, porém existem contradições a respeito disso.
Refrigerantes são uma mistura de água carbonatada¹ e também de substâncias químicas para dar cor e sabor, o que provoca às pessoas que o ingerem uma agradável sensação de prazer. A maioria dos refrigerantes tem em sua composição substâncias sintéticas.
Voltando e respondendo ao assunto inicial, Coca-cola não desentope pia, contrariando a idéia de boa parte da população. Essa bebida é um extrato vegetal de composição variável que tem na sua composição ácido fosfórico² como conservante. O que acontece é que esse mesmo ácido é usado também na fabricação de materiais de limpeza e por isso ocorre esta idéia de que a bebida desentope ralos de pias.
Nas reações químicas ocorridas nas células, várias usam o fosfato³. Ele é usado pela célula para o fornecimento de energia celular, porém, quando o fosfato é excessivo, ele pode reagir com o cálcio, que faz parte da composição dos dentes e dos ossos e causar problemas em ambos.
Mas mesmo assim, muitos livros, sites de pesquisa e diversos outros meios de informação afirmam que ela desentope sim as pias.
Algumas explicações importantes:

1- Água carbonatada é a água acrescida de uma certa quantidade de dióxido de carbono (CO2), também conhecida como soda.

2- Ácido fosfórico é um sólido incolor, que apresenta ponto de fusão igual a 42°C. no comercio encontra-se geralmente na forma de um liquido vistoso. É usado na industria de vidro, na tinturaria, na industria alimentícia e na fabricação de fosfatos e superfosfatos usados como adubo.

3- Fosfato é um componente do ácido fosfórico, consistindo de um átomo de fósforo e quatro de oxigênio. Possui carga formal, ou seja, tem carga elétrica de um átomo, considerando-se que há uma ligação covalente.

Bibliografia:
Livro QUIMICA GERAL, Usberco e Salvador, Editora Saraiva, ano 2001.
www.wikipédia.com.br
http://quimicanocontexto.com
http://guiadicas.blogbrasil.com.br
http://images.google.com.br

Um comentário:

  1. que bom...
    vo tenta lá em casa.. para ver se funciona...
    ^^^
    Jéssica Bergoza
    Turma: 104

    ResponderExcluir