Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

sábado, 13 de julho de 2013

Como funciona o Termômetro

Djovany
Andréia
Turma: 206

A queima de material libera energia na forma de calor. Como medir a quantidade de calor envolvida nessa reação?
Atualmente existem aparelhos com os quais é possível realizar uma reação química com perdas de calor nula ou desprezível. Nesses aparelhos, chamados de colonímetros pode-se determinar o chamado calor de reação. Ex. Termômetro.
A temperatura dos corpos físicos é uma medida de sua energia interna e é obtida através de um instrumento denominado termômetro. Entretanto, a base da termometria - ou seja, a medição da temperatura - está na chamada "Lei Zero da Termodinâmica". Diz esta lei:
“Se um corpo A está em equilíbrio térmico com B, e B está em equilíbrio térmico com C, então A também estará em equilíbrio térmico com C”.
Esta relação aparentemente óbvia levou mais de 2000 anos para ser concebida!
O conceito de temperatura veio da observação que uma mudança no estado físico (como por exemplo, no volume) pode ocorrer quando dois objetos estão em contato (como o que ocorre quando uma barra de ferro incandescente é mergulhada na água). Esta mudança de estado físico é interpretada como a transferência de energia na forma de calor de um corpo para o outro. A temperatura é a propriedade que nos indica a direção do fluxo de energia. Nos primórdios da termometria, a temperatura foi relacionada à altura de uma coluna de líquido, e foi observada a diferença de altura quando o termômetro foi colocado primeiro em contato com gelo derretendo (mudança de estado) e depois com água fervendo. Esta diferença foi então dividida em cem partes iguais chamadas de "graus", e o ponto mínimo foi chamado de "zero". Este procedimento levou à escala Celsius de temperatura.
Vejamos alguns tipos de termômetros.

Termômetros de bulbo
O termômetro de bulbo é o termômetro de vidro comum que você conhece desde criança. Ele contém um tipo de líquido, geralmente, mercúrio. Os termômetros de bulbo trabalham em cima de um princípio simples: um líquido muda seu volume conforme sua temperatura é alterada. Os líquidos ocupam menos espaço quando estão frios e ocupam mais espaços quando estão quentes (esse mesmo princípio funciona com gases e é o princípio do balão de ar quente).
Termômetros com faixa bi metálica
Os termômetros de bulbo são bons para medir corretamente a temperatura, mas são mais difíceis de usar quando o objetivo é controlá-la. O termômetro com faixa bi metálica, em virtude de ser de metal, é bom para controlar as coisas.
O princípio de um termômetro de faixa bi metálica conta com o fato de que metais diferentes dilatam em proporções diferentes à medida que esquentam. Ao unir dois metais diferentes, você pode fazer um simples controlador elétrico, que pode ter boa resistência em temperaturas altas. Este tipo de controlador geralmente é encontrado em fornos.
Termômetros eletrônicos
É bastante comum medir a temperatura com componentes eletrônicos. O sensor mais comum é um termo resistor.
O dispositivo muda sua resistência com a alteração da temperatura. Um computador ou outro circuito mede a resistência e a converte em temperatura, tanto para exibi-la quanto para decidir se liga ou desliga alguma coisa.

Termoquímica é a ciência que estuda as transferências de calor associados a uma reação química ou a mudanças no estado físico de uma substancia.


Bibliografia:

Química, Tito Minagaia Penuzzo, Moderna.
Química e Física, Daniel Cruz, Àtica.
http://saude.hsw.uol.com.br/termometros.htm
http://alkimia.tripod.com/curiosidades/mercurio_termometro.htm

4 comentários:

  1. esse com td ctz foi o mellor trabaio q eu vi.

    Eu fiquei pasmo com a objetividade e a total lucidez com que abordaram o assunto ao qual se refere.

    sem falar que o dono do trabalho é lindooooooooooo


    Comment BY DJ da 206

    ResponderExcluir
  2. o termometro funciona para medir a temperatura do nosso corpo.quando nos estamos com alguma doença.
    Daniela Salete Rufatto
    tuma:110

    ResponderExcluir
  3. Grah Borba 206

    Trabalho objetivo e explicativo...
    Os termometros medem a temperatura corretamente mas são mais difíceis de usar quando o objetivo é controlá-la.Muito interessante!

    ResponderExcluir
  4. eu gostei desse trabalho pois ele explica o funcionamento dos termometros
    Francis Dagortt
    Turma: 206

    ResponderExcluir