Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Derretimento das geleiras

Alunos(a): Luana Cassola e Mileine A. V. Bergozza
Turma: 101

São 2 tipos: As polares e as de montanha. As primeiras cobrem regiões inteiras da Terra, de clima extremamente frio, inclusive ao nível do mar. As últimas situam-se nas vertentes das montanhas, em altitudes que superam o limite das neves eternas. Nas regiões polares se concentram 96% de todo o gelo do planeta. As maiores cordilheiras são as do Himalaia, na Ásia, algumas alcançando até 80 km de comprimento. Na Europa, Aletsch, na Suíça, tem 25 km de comprimento e superfície de 130 km quadrados. As geleiras não são fixas, se deslocam em movimento vagaroso e constante. Enormes blocos de gelo se destacam continuamente na bordas da calota polar, caindo no Oceano, denominados icebergs, transportados por correntes marítimas até águas mais quentes, onde se fundem. Embora as geleiras de restrinjam a pólos e montanhas elevadas, outrora já cobriram grande parte da superfície da Terra, no Período Glacial.

Velocidade das geleiras » depende das dimensões e volume de neve e do declive do terreno por onde se deslocam. As mais velozes situam-se na Groenlândia e costumam percorrer mais de 10 metros por dia.Mesmo que mudemos radicalmente nossa forma de relação com o planeta a partir de hoje, o prejuízo causado por nossas ações predatórias já atingiu um nível tamanho que o derretimento das geleiras deve provocar o desaparecimento de todas as cidades ao nível do mar no máximo até o final deste século.

Essa triste previsão está num artigo publicado há pouco mais de um mês pelo cientista britânico James Lovelock, autor da famosa Teoria de Gaia (segundo a qual a Terra assemelha-se a um organismo vivo, com mecanismos para auto-regular suas funções).

Ainda segundo Lovelock, a elevação da temperatura em até 8ºC nas regiões temperadas e 5ºC nos trópicos vai provocar também, antes de 2100, impactos desastrosos no equilíbrio ecológico, como a extinção maciça de espécies vegetais e animais e o desaparecimento de vastas áreas selvagens como a Floresta Amazônica, decretando o fim da maior parte da vida na Terra, com a morte de milhões, talvez bilhões de pessoas.
Esse derretimento das geleiras é provocado pela maior parte pelo efeito estufa. Ele provoca um efeito de “fusão” nas geleiras, sendo assim elas deixam de estar no estado sólido para o líquido.
Mais detalhadamente o efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como conseqüência disso, o calor fica retido, não sendo liberado ao espaço.









Bibliografias

http://pt.shvoong.com/exact-sciences/earth-sciences/1822359-geleiras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário