Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Do que são feitos os adesivos que brilham no escuro?

Jéssica Bergoza
Nátaly Secco
Turma: 104

Os adesivos geralmente são feitos com sulfeto de zinco. Quando o sulfeto de zinco é exposto à luz, os elétrons das camadas mais externas absorvem a luz e são excitados para camadas eletrônicas ainda mais externas. Quando apagamos a luz, aos poucos vão retornando às suas camadas eletrônicas iniciais. Durante esse retorno (que pode durar horas), eles devolvem a energia que absorveram na forma de luz. Esse fenômeno se chama fosforescência.
Isso acontece porque o material fosforescente está misturado com um pouco de material radioativo, que funciona como uma fonte de energia para provocar a fosforescência.
Outro fenômeno é o chamado de fluorescência. Diferentemente das substâncias fosforescentes, os compostos fluorescentes deixam de emitir luz assim que são colocados no escuro.
Quando a emissão de luz de uma substância é provocada por uma reação química ela recebe o nome de quimiluminescência. Esses adesivos que parecem nunca sair de moda funcionam graças a uma substância chamada sulfeto de zinco, que tem a propriedade de emitir um brilho amarelo-esverdeado depois de exposta à luz. Ao absorver partículas luminosas, ou fótons, os seus elétrons são estimulados e "chutados" para longe do núcleo. A luz ativa os elétrons do sulfeto de zinco. Eles absorvem fótons, as partículas luminosas. Cheios de energia, pulam para a camada de fora do átomo. Quando o estímulo acaba os elétrons se cansam e voltam para seus lugares de origem. Nesse salto, devolvem a energia emprestada também em forma de luz.
Fosforescência: deve-se a combustão do hidrogênio fosforado contido nos restos orgânicos. É uma forma de emissão luminescente em virtude na qual uma substancia irradia luz de determinado comprimento de onda.
Fluorescência: esse fenômeno é particularmente interessante quando a luz incidente esta na faixa do ultravioleta, invisível a olho nu, e a luz imitida, nos espectro do visível.
Quimiluminescência: consiste em uma reação química.

Bibliografia:

Livro: Barsa IBSEN, Henrik
http://super.abril.com.br/superarquivo/2000/conteudo_118686.shtml
http://www.energia.com.br/professores/alquimistas/curiosidades/curiosidades.

Um comentário:

  1. é muito legal sabermos como as coisas brilham no escuro é uma coisa bem interresante, entendi que ele absorve a luz do ambiente e quando no escuro elimina essa luz brilhando no escuro. Bianca Girardi - 104

    ResponderExcluir