Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

segunda-feira, 6 de julho de 2009

eC-OLA

Angelo
Turma: 101

A Coca-Cola® foi desenvolvoida a partir de uma formula de remédio patentiado , e assim colocaram-na esse nome “Coca-Cola®” porque na formula inicial contia uma pequena quantidade de cocaina, que atualmente foi trocada pela cafeina, mas o sabor ainda é feito através de noz de cola e folha de coca. A cocaína foi removida das folhas e a bebida não contém traços da droga.
No entanto a fórmula exata do xarope, a matéria prima da Coca-Cola refrescos ®, é um segredo industrial protegido por várias patentes. Apesar de a Coca-Cola Company® negar há muito tempo, a agência anti-drogas peruana, disse que a companhia compra 115 toneladas de folha de coca do Peru e 105 toneladas da Bolívia por ano, para usar como ingrediente em sua fórmula secreta. Recentemente, na Bolívia, o presidente afirmou que a Coca-Cola® usa a produção de coca na fabricação do refrigerante.
A Coca-Cola® vem sendo alvo de acusações, principalmente pelo seu suposto grande nível de ácido (seu valor pH é 2.5, entre vinagre e suco gástrico, resultando em que, devido a essa grande acidez, não seria recomendável ingerir o refrigerante durante as refeições).
Um dos fatos que gera polemica é o efeito que ocorre quando se mistura Mentos® e Coca-Cola®. Ao entrar em contato com a Coca-Cola® o Mentos® forma bolhas, concentrando-se altamente ao redor da bala e fazendo com que ‘entre em erupção’.
Segundo Alexandre B. Mergenthaler, Prof. Doutor do Instituto de Química da USP, a origem dos problemas é a pesada mistura de componentes existente nos produtos light, como o Acesulfame K INS930 que, misturado ao sabor artificial contido na pastilha Mentos ®, dá origem à uma substância fatal, o *Ta9V4*. Essa substância gera altos níveis de liberação de gases e até explosões
A oposição, é contra dizer que ocorre uma explosão! Segundo eles,a Coca-Cola® é um refrigerante gaseificado com cafeína e mais um monte de elementos químicos.Quando se joga um Mentos® no refrigerante, o gás que ainda está dissolvido no refrigerante é "puxado" pelo Mentos® devido a Goma Arábica e Goma Gelana que possui em sua fórmula. E como é muito gás dissolvido, formam-se grandes bolhas e pequenas bolhas em volta do Mentos® que logo irão quebrar a tensão superficial existente e serem liberadas formando a erupção.E não... Se você tomar Coca-Cola ® e depois engolir um Mentos® inteiro, você não vai morrer e muito menos explodir! O que pode vir a acontecer é o mesmo com a garrafa, ter a erupção no seu estômago, você sentir um enjôo e um mal-estar tremendo e sair tudo pela sua garganta afora.Tirando isso nada de mais.... Apenas ocorre um fenômeno de "sugação" e nada mais, sem substância novinha!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Coca_cola
http://adventiciatotal.blogspot.com/2008/01/coca-cola-leia-interessante.html
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061105062153AAml6Bl
PERUZZO, Francisco Miragaia. CANTO, Eduardo Leite do. Química na Abordagem do Cotidiano. Editora Moderna, São Paulo. 3ª edição. 2008
SARADELLA, Antônio, Química, Editora Ática. São Paulo, 5ª edição, 2003

Um comentário:

  1. A coca cola tem cocaina, na qual foi trocada por cafeina, combatendo o sono.

    Juliana Pradella
    turma: 101

    ResponderExcluir