Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Feromônios

Aluno: Guilherme Calgaro
Turma: 104

A palavra feromônio foi cunhada pelos cientistas Peter Karlson e Adolf Butenandt por volta de 1959 a partir do grego antigo xpw (féro) "transportar" e pwuv (órmon), particípio presente de pwx (órmao) "excitar". Portanto, o termo já indica que se trata de substâncias que provocam excitação ou estímulo.

Os feromônios são compostos emitidos por animais para atrair outros da mesma espécie e sexo oposto, ou para demarcar território. Um dos tipos de feromônios são os chamados atraentes sexuais de insetos, que facilitam sua reprodução.

No entanto, essa capacidade de atrair sexualmente as fêmeas ou os machos pode ser utilizada pelo homem para controlar a disseminação de uma espécie.

Na produção animal os feromônios se tornam importantes pois podem auxiliar no manejo reprodutivo de determinados rebanhos. Como por exemplo no rebanho ovino, onde se pode, através da exposição de machos a fêmeas previamente separadas, sincronizar o cio dessas matrizes para que todas entrem em reprodução no mesmo momento. Isso só é possível porque feromônios masculinos detectados pelo olfato das fêmeas provocam alterações fisiológicas no ciclo reproduivo das mesmas.

Um exemplo de atraente sexual secretado pelas fêmeas da mosca doméstica é o cis-9-tricoseno, cujo isômero trans não apresenta essa propriedade.





Bibliografia

www.geocites.com
www.wikipedia.com
www.biologico.sp.gov

5 comentários:

  1. Muito bom emo!!
    trabalho produtivo
    Cassio Lorenzet - 101

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! por ter consiguido ter feito o trabalho sozinho. Jeise Guaresi - 104

    ResponderExcluir
  3. Parabvens tu eh foda ^^
    sauhuhas
    mintira tava brincando =D

    Douglas Debon - 104

    ResponderExcluir
  4. Esse trabalho foi bem criativo pois fala da capacidade de atrair sexualmente as fêmeas ou os machos pode ser utilizada pelo homem para controlar a disseminação de uma espécie.
    Mariani Gonçalves
    104

    ResponderExcluir
  5. O trabalho esta criativo,pois aponta uma caracteristica propria dos animais e facilita a compreensao da procriacao das especies.
    Daniela Dias
    104

    ResponderExcluir