Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A luz Emitida pelos Vaga-lumes

Augusto César Sartori
José Mauro Zannini
Turma: 102

Alguns seres vivos possuem um interessante mecanismo em seu organismo, como, por exemplo, os vaga-lumes. Veja como isso acontece: reações químicas utilizam energia, que vem dos alimentos, para excitar elétrons de átomos de determinadas moléculas. Quando os elétrons voltam ao estado normal, há emissão de luz. Esse fenômeno é chamado de Bioluminescência.
A bioluminescência é um processo característico em peixes das regiões profundas dos oceanos, onde há ausência total de luz natural. É um processo bioquímico utilizado por muitos animais e algas marinhas, resultando na produção de luz. O processo é feito através da oxidação de uma proteína chamada Luciferina por uma enzima chamada Luciferase. Luciferina é uma classe de pigmentos responsável pelas emissões luminosas em alguns animais.
Esta conversão de energia química para luz é devida principalmente à estrutura altamente "forçada" de proteínas chamadas Luciferinas (substrato das reações luminescentes), normalmente com ligações peróxido. A luz é emitida quando esta molécula passa deste estado de alta excitação para um estágio menos excitado. Os diferentes organismos bioluminescentes possuem diferentes tipos de luciferinas que usam em diferentes vias metabólicas para liberar luz.
A bioluminescência obedece a várias funções biológicas: comunicação interespecífica (para vagalumes, vários), proteção do ataque (para o crustáceo Cypridina e cefalópodos), atração de presas (no peixe sapo Porichthys notatus) e iluminação dos arredores (no peixe lanterna Photoblepharon sp.). Além das diferentes utilizações, a bioluminescência tem também diversos padrões de produção pelos organismos, sendo que ela pode ser de origem bacteriológica (simbiose) ou ser produzida pelo próprio animal de forma extra ou intracelular. Como um exemplo de bioluminescência, vemos o protozoário dinoflagelado Pyrodinium bahamenese presente nas águas da costa caribenha que cria um fenômeno magnífico, conhecido como “Baia Bioluninescente”.
O caso mais conhecido de bioluminescência é o dos vaga-lumes. Há evidências de que eles utilizam os sinais luminosos para se comunicar com os parceiros do sexo oposto. A emissão de luz tem, portanto, finalidade relacionada ao acasalamento dos vaga-lumes.
Há outras espécies de seres vivos, por exemplo, alguns fungos, vermes e cnidários, que também apresentam bioluminescência. Porém os cientistas ainda não esclareceram, em muitos casos, qual o papel que ela desempenha na vida desses organismos.
Todo esse processo interessante está sendo ameaçado, já que a forte iluminação existente nas cidades está fazendo com que os vaga-lumes desapareçam. Com a forte iluminação artificial, os vaga-lumes têm sua bioluminescência anulada, comprometendo assim sua reprodução.






Bibliografia

Ø Peruzzo, Francisco Miragaia e Canto, Eduardo Leite. Química, na abordagem do cotidiano. São Paulo, Moderna, 2008, página 79.

Ø http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao554.htm

Ø http://www.algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html

Ø http://www.coladaweb.com/quimica/bioluminescencia.htm

2 comentários:

  1. Mto bom profe!
    Pela sua iniciativa,
    Tm trabalhos mto bons

    ResponderExcluir
  2. consegui compreender como é emitida a luz do vaga-lume.

    Matias Martinelli 102

    ResponderExcluir