Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

segunda-feira, 6 de julho de 2009

- Por que a bebida energética estimula o metabolismo?

Juliana Pradella
Jéssica Sandi
Turma: 101

Bebida energética é a bebida que estimula o metabolismo, pois é uma combinação de metilxantinas, vitaminas B, e ingredientes de ervas exóticas que têm por finalidade fornecer energia.
As bebidas energéticas geralmente possuem cafeína, guaraná (extraído da planta guaraná), taurina, várias formas de ginseng, maltodextrina (...) Alguns contém altos níveis de açúcar, enquanto a maioria das marcas também apresenta uma versão artificialmente adocicada. A maioria dos fabricantes adicionam uma pequena dose de um forte estimulante como a carnitina, mas as doses desses aditivos são geralmente tão pequenas que qualquer efeito de explosão é puramente psicológico.
Essas bebidas têm como alvo às pessoas jovens, estudantes, entre outros.
Inicialmente a bebida energética foi desenvolvida para o público noturno, como, por exemplo, aquelas pessoas que desejavam passar a noite toda dançando. Porém, hoje o perfil do consumidor é mais abrangente: tanto jovens e estudantes quanto outras pessoas de diferentes idades fazem uso dessa bebida para os mais diversos fins.
A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, e por isso leva ao aumento da atenção, estimula a liberação de adrenalina e facilita a liberação de cálcio, o que proporciona uma contração muscular mais efetiva. Sendo assim, a cafeína pode atuar em três diferentes sistemas de fornecimento de energia (ATP, anaeróbio e aeróbio) estimulando-os e deixando você mais acordado.
A taurina, encontrada em alguns energéticos, é um aminoácido (molécula orgânica formada por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio) não-essencial que está presente no cérebro em altas concentrações e está relacionada a diversas funções de transmissão de informações cerebrais. Também age como um transmissor metabólico e fortalece as contrações cardíacas. É usada em bebidas energéticas devido ao seu efeito desintoxicante, facilitando a excreção de substâncias que não são mais importantes para o corpo. Intensifica os efeitos da insulina, sendo responsável por um melhor funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos, podendo auxiliar o anabolismo.
O principal papel dessas bebidas é retardar ao máximo a desidratação (quando o corpo humano não tem água suficiente para realizar suas funções normais.) e permitir que a musculatura continue hidratada para desempenhar seu papel de contração muscular ao nível das fibras.
De acordo com alguns cientistas, a bebida energética estimula tanto quanto cafés ou chás, portanto a historia de que elas nos dão asas, é totalmente falsa e psicológica.

Bibliografia:

http://www.brasilescola.com/curiosidades/perigo-das-bebidas-energeticas.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bebida_energ%C3%A9tica

http://www.qued.com.br/site/index.php/duvidas/Como-funcionam-as-bebidas-energeticas-aquelas-com-cafeina-e-tauri

http://forum.g-sat.net/showthread.php?t=181135

· Biologia para o ensino médio- editora Scipione- Alba Gainotti, Alessandra Modelli.

· Curso de química orgânica volume três – editora Ática- Sardella e Mateus

5 comentários:

  1. oa energéticos sao chamados assim pois liberam ATP quando o corpo esta desidratado, ele possue cafeina que deixa a pessoa mais atenta, mas essa história de que dão asas é psicológico, pois e tão anérgetico quanto qualquer outro chá.

    sheila rech Turma 101.

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante pois além de falar sobre as bebidas energéticas, estimulando o metabolismo, foi citado algo sobre a cafeina, que é um estimulante do combate ao sono.

    Maisa Gelain Marin
    turma: 101

    ResponderExcluir
  3. Essas bebidas foram criadas para o público noturno. Mas com os jovens, o público se expandiu. Com o público se expandindo a bebida ficou famosa pela eficacia.

    Yasmin Beatriz Rasador Turma 101

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante o trabalho de voces, pois eu nao entendia muito desse assunto, e agora tudo está mais compreensivel.
    Show esse trabalho. 10 pra voces meninas!

    ResponderExcluir
  5. eu precisava fazer um trabalho de escola sobre esse assunto, e pega varias informações daqui.
    me ajudou muuito!
    muito obrigada! adorei mesmo.

    ResponderExcluir