Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Porque as pipocas estouram

componentes:
Geneffer H. Begge
Jackson Begge
Maurivan de Ré
Mauricio
Turma: 109

Muito simples, porque há dentro de cada milho uma pequena quantidade de água no seu centro, isto faz com que, ao ser aquecido, o milho estoura.

O grão de pipoca contém 12% de água em seu interior. A explosão da pipoca nada mais é que a expansão do vapor de água dentro do grão. O amido existente no milho se transforma no floquinho branco que chamamos de pipoca.

Antes de Colombo descobrir a América, os índios do norte do continente já comiam pipoca. Eles começaram a fazê-la com a espiga inteira colocada num espeto e levada ao fogo. Depois, passaram a jogar o grãos soltos diretamente em fogo baixo. Outro modo era cozinhar o milho numa panela de barro cheia de areia quente.

O interior do grão (endosperma) contém, além de amido, cerca de 14% de água.
O exterior do grão (pericarpo) apresenta grande resistência mecânica e raramente possui falhas (rachaduras).
Quando aquecido intensamente, a água no endosperma sofre vaporização, criando uma grande pressão dentro de grão. O pericarpo atua como uma penela de pressão, evitando a saída do vapor de água até que uma certa pressão limite seja atingida. Neste ponto, ocorrem duas coisas: o grão explode, com o som característico (pop!) e o amido do endosperma incha abruptamente, criando aquela textura macia da pipoca.

Foi Cristóvão Colombo que levou a pipoca para a Europa! Trouxe das Índias!
Nessa época provavelmente os indianos já tinham até inventado a "postura da pipoca" no yoga. O que os americanos inventaram mesmo foi Hollywood e o pacote super-hiper-large-combo-meal com 5 kg de pipoca.


Bibliografia:
http://dharmalog.com/2005/06/24/por-que-a-pipoca-estoura/
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/porque/pipoca.html
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060608103704AAiF302

14 comentários:

  1. Maycon Cavagnolli


    Achei muito interessante pois explica bem como elas estoram...e foi uma coisa historica pois foi Cristóvão Colombo que levou a pipoca para a Europa! Trouxe das Índias!

    ResponderExcluir
  2. muito legal...caracas...agnt come pipoca e nm sab como ela estoura....legal msmo.....

    ResponderExcluir
  3. Geneffer H Begge

    Eu achei muito interessante pois quando eu fiz este trabalho eu soube um pouco mais como ela estouraepor quem foi descoberta.

    ResponderExcluir
  4. ÓÓÓÓÓ ela tem agua drento muito diferente e estranho.

    ResponderExcluir
  5. Jackson Begge

    Eu não sabia q a pipoca era indiana e descobri q Cristovão Colombo metidoooo robou a pipoca dos indianos...

    ResponderExcluir
  6. Que staily!!!!!!!!
    show de bola
    bom msm


    Bruno e Everton

    ResponderExcluir
  7. Priscila Perondi
    109
    interessante... é bom saber como as pipocas, um alimento tão comum que todo mundo conhece estoura!

    ResponderExcluir
  8. Maurivan de Ré

    Eu fiquei surpreso com q eu fiquei sabendo sobre as pipocas e q dentro delas tinha agua.

    ResponderExcluir
  9. Nossa isso é muito interessante , pois eu não imaginava que há dentro de cada milho uma pequena quantidade de água no seu centro, e que é isto que faz com que ao ser aquecido, o milho estoura.
    Luana R. Oliveira, Turma:110

    ResponderExcluir
  10. eu também fiquei surpresa em saber que dentro da pipoca existe água ,isso é esquisito e interesante.

    ResponderExcluir
  11. Luan Zamboni T: 109

    Interesante, pois fiquei sabendo que as pipocas foram trazidas da India po Cristovão Colombo. E como elas estoura.

    ResponderExcluir
  12. é legal pois quando o milho é aquecido ele estoura com a água.



    Jhon Silvestrin Turma :101

    ResponderExcluir
  13. É muito interessante pois eu não sabia que existia água dentro do grão da pipoca e com o contato com o calor essa água sai fazendo a pipoca estourar.


    Jéssica venz Turma:102

    ResponderExcluir
  14. Marina Mascarello
    104
    Achei interrasante, pois fiquei sabendo o pq que as pipocas estouram

    ResponderExcluir