Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Porque os cabelos ficam brancos com a idade?

Nomes: Alexander Sgarioni
Alisson Schmidt
Turma: 104

De acordo com as pesquisas atuais, os cabelos ficam brancos, pois as estruturas que compõem a célula se oxidam devido à ação dos radicais livres (tipos reativos de oxigênio capazes de provocar danos celulares). Esses radicais possuem um numero impar de elétrons, que podem desequilibrar as funções da célula. No organismo milhares de radicais, provenientes de principalmente de oxigênio, são formados e destruídos a cada minuto. Essa destruição é operada por antioxidantes naturais (as vitaminas C e E, e as enzimas superóxido dismutase e catalase).
A poluição ambiental, maus hábitos alimentares, a vida sedentária e a própia idade contribuem para o aumento da produção de radicais livres que facilitam o surgimento de doenças e do envelhecimento precoce.
Contudo essa doença geralmente se manifesta a partir dos 45 anos, quando o organismo começa a acumular esses radicais contribuindo para o surgimento não só dos cabelos brancos como também de doenças degenerativas (câncer, arteriosclerose) problemas nas articulações (reumatismo e artrose) e alterações na pele (rugas e manchas senis).
Mas há em alguns casos o aparecimento de cabelos brancos precocemente devido a genética ou ao alto estresse emocional, que acaba contribuindo para o aumento de radicais livres no corpo.
Radicais livres: Denomina – se radicais livres todas moléculas que possuem um numero impar em sua forma externa. No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células, durante o processo de combustão do oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo, entretanto, o nosso organismo possui enzimas protectoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação, ou seja, nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através de nosso metabolismo.
Os processos metabólicos não são a única fonte de radicais livres. Fatores externos podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas. Entre esses fatores estao: poluiçao ambiental, cigarro, álcool,estresse,consumo excessivo de gordura animal,saturadas,raio-x e etc... Os antioxidantes protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres. Alguns antioxidantes são produzidos por nosso próprio corpo e outros - como as vitaminas C, E e o beta-caroteno - são ingeridos.
Bibliografia:
www.energia.com.br/professores/alquimistas/curiosidades/curiosidades.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Radicais_livres
Laurence J, Biologia ensino medio, volume unico – Sao Paulo: Nova Geraçao,2005

Um comentário:

  1. achei interessante pois nao é so por causa da idade que os cabelos ficam brancos, mas tbm pela alimentacao.
    Rochele Bassanesi,104

    ResponderExcluir