Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

quinta-feira, 7 de março de 2013

Qual o composto químico com a maior quantidade de elementos químicos?

Rafael Motterle e
Douglas Pedroso Vargas
Turma: 107

Essa molécula gigante contém nada mais nada menos que 10 elementos químicos em sua composição. Trata-se do:

Tungsten-dichloro(diiodocadmium)bis[u-[diphenylphosphino)-1-propanaminato-N:P]]dinitrosylbis[tris(3,5-dimethyl-l-H-pyrazolato-N)hydroborato(1-) N,N,N]di-




O conceito de elemento químico
O conceito de elemento químico surgiu principalmente das pesquisas do cientista inglês Robert Boyle (1626-1691). Para ele, elemento era uma substância que não podia ser decomposta em outras substâncias. Por exemplo, de uma certa porção do metal cobre não se pode retirar nada além de cobre; o cobre é, portanto um elemento químico. Já de uma porção de açúcar é possível retirar outras substâncias: aquecendo o açúcar, ele se decompõe em carvão e água: o açúcar não é, então, um elemento químico.
Quando Lavoisier (1743-1794) fez suas pesquisas fundamentais sobre as substâncias e as reações químicas, ele dividiu os elementos então conhecidos em grupos: gases, fluidos (substâncias que se evaporam), metais e ametais (não-metais).Essa classificação baseava-se nas propriedades físicas e químicas dos elementos.

Bibliografia

Ciências e Educação Ambiental - Química e Física. Daniel Cruz.Editora Ática. 2003.
www.edilovasavaevo.com.br/eddid/ciências/curiosoquimica.html.

3 comentários:

  1. Esse assunto eh muito intereçante pois vou levar isso para toda minha vida,
    parabens rafael e douglas

    MARCO J. FIORENTINI DOS SANTOS TURMA 107

    ResponderExcluir
  2. A molecula gigante tem mais de dez elementos quimicos...
    e ela não podia ser decomposta em outras substancias...
    seu conceito de elemento quimico foi realizado pelo cientista Robert Boyle...
    Alana Sandi turma: 107

    ResponderExcluir
  3. Gostei da curiosidade.
    Além disso a descoberta da alotropia fez os químicos pensarem em melhorar o conceito de elemento químico. Grafite e Diamante são duas substâncias simples diferentes formadas pelo mesmo elemento (carbono) ou melhor o conjunto de átomos de carbono. Essa visão nos faz imaginar que não vemos os elementos, apenas as substâncias simples com suas variedades alotrópicas e seus compostos. Outro fator é pensar: As propriedades do elemento carbono vão ser as do grafite ou as do diamante?
    Para mim , o todo (substância simples) é mais do que a soma das partes ( átomos de carbono) pois temos que considerar as ligações dos átomos que confere ao todo as propriedades.
    Então lanço um desafio: Olhar para uma substância simples é o mesmo que olhar para um elemento? Alguns elementos revelam sua presença na chama produzindo uma coloração específica, logo sabemos que o elemento está formando, constituindo a substância mais eles em si mesmos ainda são invisíveis" conjunto de átomos muito semelhantes" Porem variam o número de nêutrons e isso gera fisicamente falando variação de massa ( mistura de isótopos) . Gostaria de saber sua opinião sobre esse pontos
    tonyeletron@gmail.com

    ResponderExcluir