Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

sexta-feira, 3 de julho de 2009

A Química da Visão

Nomes:Jefferson Scapineli,Christian Besuti
Turma:101


As alterações químicas que ocorrem quando a luz atinge a retina do olho envolvem muitos fenômenos da química orgânica e da fotoquímica, área de estudo da físico-química. O ponto central para o entendimento do processo visual em escala molecular são dois fenômenos em particular: a absorção da luz pelos polienos conjugados (moléculas orgânicas com várias duplas ligações em série) e a interconversão de isômeros cis-trans
A retina do olho humano contém dois tipos de células receptoras. Devido a seus formatos, estas células recebem o nome de bastonetes e cones. Os bastonetes estão localizados primordialmente na periferia da retina e são responsáveis pela visão com luminosidade reduzida. Estas células, entretanto, são "cegas" às cores e, portanto, vêem apenas as tonalidades de cinza. Os cones são encontrados principalmente no centro da retina e são responsáveis pela visão com boa luminosidade. Também possuem os pigmentos que são responsáveis pela visão das cores.
Aguns animais não possuem cones ou bastonetes. As retinas dos pombos contêm apenas cones. Assim, apesar de conseguirem distinguir as cores, estas aves enxergam apenas na brilhante luz do dia. As retinas das corujas, por outro lado, possuem apenas bastonetes; as corujas enxergam muito bem sob luminosidade reduzida, mas são cegas às cores.
As alterações químicas que ocorrem nos bastonetes são muito melhor entendidas que aquelas que ocorrem nos cones.
Bastonetes: Estas células estão concentradas mais externamente na retina e existem, na retina dos humanos, cerca de 100 milhões de bastonetes. Estão localizadas na região fóvea. São 100 vezes mais sensíveis à luz que os cones.
Cones: Existem aproximadamente 6 milhões de cones em cada olho humano concentrados na região fóvea. Sendo estes os responsáveis pela percepção das cores, quando existe uma anomalia ou ausência de algum dos fotopigmentos nas terminações dos cones estamos na presença do daltonismo.
Os compostos químicos sensíveis a cores nos cones são chamados de pigmentos e são muito semelhantes aos compostos dos bastonetes. A parte retinal do composto químico é a mesma, mas a escotopsina é substituída por fotopsinas. Portanto, os pigmentos que respondem à cor são feitos de retinal e fotopsinas. Há três tipos de pigmentos sensíveis às cores:
pigmento sensível ao vermelho
pigmento sensível ao verde
pigmento sensível ao azul
Cada cone possui um desses pigmentos, o que a torna sensível àquela cor específica. O olho humano pode perceber quase qualquer gradação de cor em que o vermelho, verde e azul estiverem misturados.


Bibliografia:
1. Wikinpédia.com
2. www.saude.hsw.uol.com.br/visão
3. alkimia.tripod.com/curiosidades/visão
4. Livro Química Pierre (professor de cursinho)

7 comentários:

  1. achei interesante pois n sabia como funcionava as cores q enchergamos no dia a dia, trabalho mto util para entender isso.

    ResponderExcluir
  2. eh fiz esse trabalho pq achei interessante esse assunto e pq eu nm sabia mt.

    jefferson Scapineli
    101

    ResponderExcluir
  3. O trabalho está muito em feito expliando bem como funciona a química da visão
    Tiago Faron-101

    ResponderExcluir
  4. aprendi que os olhos sao algo muito sensivel qualquer batida , nele ou algo assim pode deixar a pessoa cega e prejudicala



    Samuel 101

    ResponderExcluir
  5. A visão é algo essencial para nós e faz parte de um dos 5 sentidos mais importantes.
    Aprendi que qualquer toque pode ficar cego.




    Saimon 101

    ResponderExcluir
  6. muitooo bom galeraaaa, continue assim ... e a visao é super importante ...

    rafael gelain 101

    ResponderExcluir
  7. mazzáa o besuti..=pp
    interessante ....=DD

    ResponderExcluir