Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Relação do chocolate e os abalos emocionais

Nomes:Caroline Corso e Débora Zulian
Turma: 101

Um desentendimento familiar, o rompimento de uma relação amora, preocupações, etc. Tudo isso pode trazer conseqüências para o organismo como: ansiedade permanente, insônia, irritação, prostração (debilidade). É ai que entra o chocolate! Quem nunca precisou recorrer a essa delícia ou nunca viu uma cena parecida num momento de carência emocional? Pessoas garantem que o chocolate da uma sensação de prazer, felicidade, para isso existe uma explicação.
A química desempenha um papel muito importante. O fascínio de tanta gente por essa iguaria começa bem antes da embalagem ser aberta. O chocolate possui uma capacidade incomum de interagir com a química cerebral (uma proteína do cérebro que sustenta as células nervosas também regula a ansiedade e o consumo de álcool), pelo menos é o que estudos mostram. Foram identificadas 500 substâncias químicas (é tudo o que esta em nossa volta no mundo físico) responsáveis pelo sabor do chocolate. Entre elas podemos citar os compostos carbonílicos como os álcoois (substância orgânica, líquida, inflamável), aldeídos (substância orgânica obtida por oxidação incompleta de álcoois), cetonas (função da química orgânica, resulta da desidrogenação de álcool secundário) e os heterocíclicos(compostos orgânicos cíclicos estáveis). Mas a sensação de bem estar que o chocolate causa, está ligada ao estímulo da produção de serotonina (é um tipo de neurotransmissor, libera hormônios, regula o sono, a temperatura corporal, o apetite, o humor, a atividade motora e as funções cognitivas) no corpo humano.
O chocolate tem um aminoácido (Composto orgânico que tem função ácida e função amina, fundamental de todas as proteínas) chamado triptofano, responsável pela produção de serotonina (seu nome quimicamente é 5-hidroxitriptamina) cérebro, “é a substância química do bem estar”, é responsável pela sensação de felicidade e prazer.
Um exemplo onde o chocolate é muito consumido: No período pré-menstrual ocorrem alterações níveis hormonais (níveis de hormônios do corpo, que são identificados através exames de sangue) do organismo feminino. Cai a produção de serotonina e o déficit desses neurotransmissor (são substâncias químicas produzidas pelos neurônios), e por conseqüência aumenta a sensação de tristeza e abatimento, tornando as mulheres mais irritáveis e deprimidas. Nesse período elas costumam correr atrás de um chocolate.

5 comentários:

  1. O chocolate, além de ser delicioso, ajuda nos aspectos emocionais.

    Bruna Menegat
    turma:101

    ResponderExcluir
  2. Aprendemos sobre a química da visão e com isso me tornei uma pessoa mais culta





    Yuri Bertolini 101

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, aprendi que o chocolate ajuda a melhorar a auto-estima.





    Saimon 101

    ResponderExcluir
  4. O chocolate possui uma substancia responsável pela sensação de felicidade e prazer, por isso é que em muitos momentos de tristeza recorremos a um chocolate.,

    Nome: Marcele Ulian Triaca
    Turma: 101

    ResponderExcluir