Seguidores

Translate

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

EXPERIMENTOS LOUCOS DE QUÍMICA

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Como funciona o air bag dos carros?

Nomes: Emerson Carvalho
Fabio Ortencoff
Turma: 107

O air bag é um dispositivo que contém azida de sódio, NaN3. Ele está acoplado a um balão, na parte da frente do carro. Ao se colidir, sensores instalados nos pára-choques do automóvel e que estão ligados ao dispositivo com azida de sódio, produzem uma faísca, que aciona a decomposição do NaN3: 2NaN3(s) + O2 ® 3N2(g) + Na2O2(s) centésimos de segundo depois, o air bag se infla, assim protegendo o condutor do carro.

Bibliografia: Livro Química na abordagem do cotidiano
http://www.energia.com.br/professores/alquimistas/curiosidades
/curiosidades.html

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Géssica Grams
Eliane Giordani
Turma: 107

O ácido fosfórico, previne apenas na fórmula da coca-cola, é o responsável por fazer você vomitar, pois ele quebra o açúcar do refrigerante, o qual vai para a corrente sanguínea, e ao passar pelo fígado é transformado em gordura.
Caso a dose de coca-cola for muito alta, sua pressão pode subir um pouco, e os receptores de adesina,(situados no cérebro). Não deixam você ficar “distante”
A produção de dopamina, faz você sentir uma sentir uma, sentir uma sensação semelhante ao que a heroína faz ao seu usuário.
Após você ir fazer xixi toda a coca-cola vai embora, levando todos os nutrientes que iriam fortalecer seus ossos e dentes. A perda de cálcio em excesso, pode ocasionar osteoporose. Mesmo o cálcio fosfórico não provocando vômito ele expulsa do seu organismo tudo o que iria ser útil para você.
Se você tomar coca-cola com freqüência,estará tornando-se um viciado,o que faz você sentir falta de cafeína. Alguns nutricionistas orientam a tomar uma lata de coca-cola á cada 15 dias.
COCAÍNA;é a principal substancia extraída da coca-cola, planta originaria dos países andinos(pode ser aspirada,injetada ou fumada como o craque).
HEROÍNA;após ser injetada na corrente sanguínea produz de sete á oito segundos euforia,prazer intenso e bem estar, mas em seguida a pessoa entra em um estado de letargia em que se sente flutuando.
Bibliografia:cinco de 5.blogspot.com/2009/01/tragetoria-da- coca-cola-no-seu-organismo.html
Revista Agrinho 2008
Revista Época Editora Globo 2009

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Fogo que não produz fumaça

Micaela de Souza Borlina e
Fiama Camila Trivelin
Turma: 107

Existe fogo que não produz fumaça? A resposta é sim e pode ser encontrado na nossa residência, mais precisamente no fogão da nossa casa. Talvez você nunca tenha reparado, mas a chama que aquece seu almoço possui coloração azul, esta cor significa combustão completa (reação total com o oxigênio). Ela é produzida pela junção do combustível -gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de botijão - com o comburente (oxigênio do ar).

PARA MELHOR ENTENDER:
- Combustível é o material oxidável (sólido, líquido ou gasoso) capaz de reagir com o comburente;
- Comburente é o material gasoso (em geral o oxigênio) que pode reagir com um combustível, produzindo assim a combustão;

Outro fator que colabora para uma chama mais limpa (azul) é a composição do combustível, como exemplo compare a chama do fogão e a produzida por uma vela. A primeira é produzida pela queima de gases (oxigênio e GLP), já a segunda envolve a parafina, que é derivada do petróleo e rica em carbonos. A chama produzida por gases é azul e não produz fumaça ao contrário da queima da parafina: chama amarela que produz fumaça.

















BIBLIOGRAFIA:
http://www.brasilescola.com/quimica/fogo-que-nao-produz-fumaca.htm

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Perfumes

Thiago Giotti
Soleni Ritzel
Turma: 107

O PERFUME

Talvez você, como eu, um dia se perguntei como é feito um perfume. Como são arranjados os elementos que, combinados, tornam o conteúdo destes frascos maravilhosos tão sedutores, e tão particulares? Por que mesmas matérias primas conseguem criar fragrâncias tão diferentes entre si? Por que alguns perfumes são mais suaves que outros? Existem livros sobre o assunto, e também sites que podem esclarecer um pouco mais, entretanto, aqui você encontrará algumas respostas.

CRIAÇÃO

A extração dos aromas das flores, frutas, plantas, madeiras e outras matérias primas, é a primeira etapa na longa trajetória de um perfume, desde os elementos de sua essência, até a prateleira da perfumaria. A matéria prima mais exótica e os mais populares vêm de diversos lugares, e não é preciso dizer, quanto mais rara, maior é seu preço. Por exemplo, o oud, um tipo de madeira dificílima de extrair das florestas do oriente, produz um óleo que é quase duas vezes o preço do grama de ouro!



Campo de lavanda em Quinta do Rosarinho, Portugal.
Existe uma série de maneiras de extração das essências: destilação, enfleurage, maceração, filtragem, etc. Atualmente, devido à grande demanda de perfumes no mundo, a produção de muitas matérias primas naturais tornou-se insuficiente, aumentando o preço mesmo das matérias primas mais populares (sabia que para obter um quilo de essência de rosas, utilizam-se cerca de duas toneladas das pétalas da flor?) e muitas são compostos sintéticos, criados em laboratório, mas que apresentam os mesmos resultados das essências naturais.

Mas não basta termos as essências, é preciso um profisssional que saiba mesclar estes elementos com maestria: o Nariz ou Nez. Para ser um Nez, é precisao uma memória olfativa qualificada e sensibilidade para aromas. Seu trabalho é como o de um alquimista, ou cozinheiro, juntando essências para produzir o mais perfeito e saboros perfume possível. Assim, chega-se a uma fragrância.



Um perfumista, ou Nez, em seu estúdio de criação.

A elaboração da fórmula de um perfume pode levar de 6 meses até 2 anos. Portanto, a criação de um perfume inicia com a busca das matérias primas utilizadas, que são harmonizadas por um especialista, o Nez; e ainda, do talento dos designers do frasco e dos criadores do nome do perfume, que devem ambos, refletir a essência do aroma daquela fragrância.

MATÉRIAS PRIMAS

O Nez deve, numa fragrância, administrar os aromas de cerca de 300 sustâncias diferentes, que é a média das essências e químicos de um perfume, hoje em dia. Para isso, tem à sua disposição, para escolha do aroma, aproximadamente 300 essências naturais e quase 2000 sintéticas, sendo que cada uma dessas essências tem seu próprio teor de evaporação e reação.
Um perfume é composto por:
Água: esta deve ser submetida à deionização, para assegurar a ausência de partículas ou íons que podem vir a interferir no aroma.
Álcool: deve ser álcool etílico, de máxima pureza e transparência total e submetido a filtros que asseguram a ausência de qualquer partícula. Constitui o suporte do perfume, devido a sua neutralidade, é o veículo condutor da fragrância.
Absoluto (ou Essência): é a concentração mais pura da matéria prima, ou seja, da flor, da madeira, de frutas, etc. Dentro da essência, há uma grande variedade de matérias primas naturais que podem ser usadas, tais como: Flores: rosa, jasmim, gardênia, gerânio, violeta, lírio, ylang yang, etc.
Ervas aromáticas: tomilho, alecrim, menta, Basílio, coreandro, etc.
Frutas cítricas: cascas de limão, laranja, bergamota, tangerina, etc. Madeiras: cascas de árvores, raízes ou ramos, cedro, sândalo, canela, bétula, etc.
Folhas: patchouli, vetiver, etc.
Resinas: galbano, benjoin, opanax, mirra, incenso.
Além dessas principais, existem muitas outras. Temos também, como já foi dito, as matérias primas sintéticas, que são criadas em laboratório.

ESTRUTURA

A ideia é que um perfume evole os aromas em seqüência, e não de uma vez só. Ou seja, durante o processo de evaporação, seja na pele ou no próprio frasco, a fragrância deve passar por uma série de mudanças sutis e, de preferência, harmoniosas. É este processo que a perfumaria trata com a denominação de “notas olfativas”.
São três:
Nota de Cabeça É volátil, dura alguns minutos apenas, é a primeira impressão da fragrância, sua alma. Normalmente, aromas mais frescos, como os cítricos, que por natureza são mais voláteis, desprendem-se primeiro, no conjunto de um aroma.
Nota de Coração É liberada em seguida e denota sua personalidade, é onde se encontram as principais essências, é o corpo da fragrância. Este é o cheiro que as pessoas vão sentir mais, quando se aproximam de quem usa o perfume, por isso, para muitos, é considerado o mais importante.
Nota de fundo É onde se encontram os elementos fixadores, que conferem peso, calor, e indicam o tempo de duração na pele. Normalmente são especiarias, resinas e madeiras que conferem esta capacidade, e que podem ser senidos neste estágio da evaporação.
A impressão olfativa é independente em cada ser humano, mas alguns aromas evocam s mesmos sensações na maioria. A combinação destes elementos num bom perfume deve caracterizar-se por uma sensação de unidade (a harmonia), e a evolução da “queima” dos aromas das notas de cabeça, de coração e de fundo, uma experiência linear e agradável.

CLASSIFICAÇÃO

A maioria dos perfumes pode ser agrupada em famílias olfativas. Cada família é característica por uma nota olfativa dominante.
Florais Notas olfativas dominante de flores evocam frescor.
Aldeídos-florais Associam-se a uma dominante floral, um frescor inicial característico proveniente dos produtos de síntese – os aldeídos. São perfumes elegantes, requintados e marcantes.
Verdes A fragrância inicial lembra folhagem amassada. São perfumes frescos, jovens, vivificantes.
Chipres Sua denominação provém de uma combinação de cítricos, flores e de um fundo quente de musgo e carvalho. São perfumes sensuais e sofisticados.
Orientais Perfumes fortes, sensuais, com base âmbar e baunilha. Amadeirada Notas predominantes de cedro, sândalo.
Couro Aromas dominantes de couro.
Frutal Aromas dominantes de frutas cítricas.
Especada Com especiarias, notas aromáticas e picantes como cravo, canela e baunilha.
Herbal A base de ervas como tomilho, manjericão, erva-doce.
Fougère Combinação de madeira e lavanda.
Cítricas Dominantes cítricas como limão, laranja.

CONCENTRAÇÃO

Parfum Forma mais “pura” comercializada. Produto que contém em média 15 a 20% de absolutos, utiliza normalmente o álcool 96° e dura aproximadamente 12h ou mais na pele. Hoje em dia são muito incomuns, devido ao alto preço.
EDP eau de parfum Intermediário entre o parfum e as EDT. Essência na composição: 10 a 15% alcool: 90° duração na pele: de 06 a 08h.
EDT eau de toilette Base modificada para exalar as notas mais frescas. Sua graduação alcoólica e concentração variam de acordo com o fabricante. Essência: 05 a 10% alcool: cerca de 80° duração na pele: 04 a 06h.
EDC eau de cologne Base mais simplificada e acrescida de notas mais frescas Essência: 03 a 05% alcool: 80° duração média: 02h.
EDS eau de splash Base refrescante Essência: menos que 01% alcool: 80°Duração: menos de 02h.


BIBLIOGRAFIA

http://www.perfumenapele.com/especiais/perfumes-como-sao-feitos/

Livro: O Verdadeiro Livro da Magia dos Aromas - Magnetismo e Força de Perfumes, Essências e Defumadores.
Autor: Líber e Irene.
Editora: Editora Pallas.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Como funcionam os termômetros de mercúrio?

Viviane Mazui
Turma: 107

O termômetro de mercúrio mede a temperatura a partir da propriedade de dilatação térmica da matéria.
O mercúrio que está dentro do termômetro se dilata ou se contrai, mudando de volume.
O pirômetro ótico mede a temperatura a partir da propriedade de irradiação térmica da matéria.
Ao colocarmos o termômetro embaixo do braço, ocorre uma troca de calor entre o nosso corpo e esse instrumento. O termômetro vai esquentando e acaba ficando com a mesma temperatura da gente. O mercúrio vai subindo pelo tubo quando a temperatura aumenta.
Quanto maior a temperatura do termômetro, maior será a expansão desse liquido.
O mercúrio é um liquido muito apropriado para fazer termômetro porque, a cada aumento igual à de temperatura, ele se expande do mesmo jeito.
O italiano Santorio Santorio em 1612 é considerado o inventor do termômetro, embora o alemão Daniel Gabriel Fahrenheit quem difundiu o uso do mercúrio no instrumento em 1714 para obter resultados mais precisos.
O mercúrio é perigoso se respirado, pode ser nocivo para o ambiente. A densidade do mercúrio é de 13,6g/cm3.

Bibliografia: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080412175152AAPKyQX
http://ich.unito.com.br/4218

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Por que a pipoca estoura.

Yasmin Calgaro
Melissa Dias
Turma: 107

O milho de pipoca, como tudo na natureza, possui uma porcentagem de água em seu interior, em torno de 60%. Quando aquecemos o óleo, a temperatura dele passa de 100°C(pois seu ponto de fusão é maior que o da água). Ao colocar-mos o milho no óleo quente, a água contida dentro do grão de milho,aquece-se rapidamente, mudando seu estado, de liquido para vapor muito rápido,aumentando de volume,e assim, rompendo o grão de milho. (Oscar Guti)






O milho para pipoca além de ser bem duro, guarda dentro dele pequenas bolhas de ar. Quando o milho esquenta, este ar se expande, pressionando fortemente as paredes resistentes das pequenas bolhas, até elas se romperem, transformando-se em deliciosas pipocas branquinhas leves e macias... (Informação da revista Superinteressante).














Bibliografia:
Site 1: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060715052255AA7EtUO
Site 2: http://historiasnacozinha.blogspot.com/2006/10/voc-sabe-porque-o-milho-para-pipoca.html

segunda-feira, 8 de abril de 2013

POR QUE A CEBOLA FAZ CHORAR?

Nomes: Bruna Pasticelli,
Bruna Vargas,
Maiara Parisotto.
Turma: 107

Quando cortamos a cebola, rompemos suas células, e libera uma enzima presente nos vacúolos do citoplasma, ativando a produção do ácido propenilsulfênico, que por sua vez transforma-se espontaneamente em propanotial-S-óxido. Esta substância, ao reagir com a água presente na superfície ocular, produz pequenas quantidades de ácido sulfúrico, irritando os olhos, e fazendo com que haja a produção de lágrimas para a hidratação ocular. O ácido sulfúrico irrita as terminações nervosas do olho, fazendo as arder, a irritação é forte que as glândulas lacrimais entram em ação para diluir e lavar a irritação, mas é provável que por hábitos humanos nós esfreguemos os olhos pra passar a ardência. Para sair menos gás devemos descascar a cebola em baixo de água, molhar as mãos e cebola antes de cortar também reduz o gás, o cheiro que a cebola deixa em nossas mãos pode ser retirado pela água corrente ficando alguns minutos ou com limão.




Nós endentemos como a cebola faz os nossos olhos arder e chorar, isso acontece por causa de um ácido. E é bem interessante como um alimento é feito por dentro e fora e como têm ácidos ou químicos.



BIBLIOGRAFIA
Nós pesquisamos em um livro e site.
Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cebola
Livro: Quimica essencial
Autor: Usberco e Salvador.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

O que são rugas?

Natan de Godoi
Jéssica de Oliveira
Turma: 107

Existem dois tipos de rugas, as de expressão que ocorrem principalmente ao redor dos olhos, testa e lábios.
E as estáticas que ocorrem por causa do envelhecimento da pele.

As rugas não tem volta e são evolutivas ou seja com a idade pioram.

Para prevenir as rugas futuras o seu dermatologista pode recomendar cremes com vitaminas antioxidantes, ácidos ou hormônios.

As rugas ocorrem principalmente por causa da radiação solar e em locais não protegidos pela roupa como o rosto.


o Ácido Alfalipóico, talvez não seja tão conhecido como a Vitamina C, mas o Dr. Perricone prova que se trata do antioxidante mais poderoso da natureza. Essa molécula natural, encontrada em cada célula do corpo, é o melhor nutriente para deixar qualquer tipo de pele macia, suave e bonita. “Segundo o livro O FIM DAS RUGAS”




Bibliografia:

http://www.esteticas.com.br/rugas.htm

http://www.biomodulacaocorporal.com.br/rugas.htm


http://www.copacabanarunners.net/rugas.html

LIVRO: O Fim das Rugas: Um Método Natural e Definitivo para Evitar o Envelhecimento da Pele - Campus

segunda-feira, 1 de abril de 2013

A composição química da coca- cola

Nomes: Diônatan, Bruno
Turma: 107

Foi em 5 de maio de 1886 que o farmacêutico estadunidense John Pemberton, aos 54 anos, criou a fórmula da Coca-Cola baseada no Vin Mariani, fabricado na ilha francesa da Córsega, uma célebre bebida “fortificante” feita com folhas de coca maceradas em vinho. Pemberton e seu contador, Frank Robinson, se associaram e criaram o logotipo da marca, patentearam o produto e o nome. Nascia assim a tão colecionada marca Coca-Cola, que foi impressa pela primeira vez em um fundo preto com letras vermelhas. Em 1891, o Dr. Pemberton enfrenta dificuldades financeiras e vende sua famosa fórmula para um outro farmacêutico, Asa Candler, que adquire assim os direitos para criar a “The Coca-Cola Company”. A substância de Pemberton enfrentou dois problemas nos primeiros anos: era muito cara, e a mistura de extrato de coca com noz de cola a deixava com um sabor amargo demais. O inventor continuou experimentando novos ingredientes e resolveu o problema do amargor, adicionando ácido cítrico (depois substituído pelo ácido fosfórico) e essências de frutas à fórmula original. Sobre o preço, só conseguiu baratear a invenção depois que Frank Robinson concebeu a embalagem em garrafa de seis onças, que lhe dava a “escala” ideal para vender a bebida a preço mais baixo. Foi quando surgiu a Coca-Cola, que chegou ao Brasil em 1939. Existe um documentário sobre a Coca-Cola o nome é “Historia da Coca-Cola”. Publicado concorrentes dizem que contém açúcar, caramelo corante, cafeína, ácido fosfórico, coca folha e Cola noz extrato, cal extrato, flavorizantes mistura, baunilha e glicerina. Alegado xarope receitas variam muito, e Coca-Cola relutantemente admite a fórmula mudou ao longo das décadas. A base "cola" sabor de Coca-Cola e bebidas concorrentes cola vem sobretudo de baunilha e canela; distintivo gostos entre várias marcas são o resultado de vestígios de flavorings, como laranja, limão e limão e especiarias, como noz-moscada.

Bibliografia
 http://www.nababu.org/?p=284
 http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Coca-Cola_formula&prev=/translate_s%3Fhl%3Dpt-BR%26q%3Dcomposi%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bquimica%2Bda%2Bcoca%2Bcola%26tq%3DChemical%2Bcomposition%2Bof%2Bcoca%2Bcola%26sl%3Dpt%26tl%3Den